
Terapia para ansiedade
Entenda o que é ansiedade, seus sinais e sintomas, e como o psicólogo pode te ajudar
O que é ansiedade?
Ansiedade é o que sentimos quando estamos diante de situações que nos causam preocupação, medo ou insegurança. É algo que todos já sentimos em algum momento. Ela é uma reação natural do corpo a situações de estresse ou medo, mas que quando se torna constante ou excessiva pode afetar nossa vida de maneira bem significativa.
Neste artigo, vamos explorar o que é a ansiedade, como ela se manifesta e como um psicólogo, especialmente um psicólogo comportamental, pode te ajudar a lidar com ela.
Sinais e sintomas da ansiedade
A ansiedade pode se manifestar de várias formas. Aqui estão alguns sinais e sintomas comuns:
Físicos: Taquicardia, dificuldade para respirar, sudorese excessiva, tensão muscular, tremores e até dor no peito e sufocamento podem ser sintomas físicos da ansiedade. Durante um episódio de ansiedade aguda, há pessoas que acreditam estar tendo um infarto. Na ansiedade crônica, não é incomum que se acumulem sintomas como desregulação intestinal, gastrite, psoríase, queda de cabelo etc
Comportamentais: A ansiedade pode afetar a forma como você age. Quando estamos ansiosos ficamos mais inquietos, agitados, temos maior dificuldade de concentração. A ansiedade pode nos levar a evitar certos lugares ou situações, ou até mesmo que fique procrastinando tarefas importantes.
Emocionais: A principal emoção relacionada à ansiedade é o medo. É uma antecipação de que algo ruim vai acontecer. Muitos pacientes relatam uma angústia muito forte durante episódios de ansiedade aguda; medo de morrer, medo de ficar louco..
Como a terapia para ansiedade pode te ajudar?
Se você se identificou com alguns desses sintomas, pode estar se perguntando como um psicólogo pode ajudar a melhorar essa situação.
O psicólogo comportamental utiliza uma abordagem prática, baseada em modificação de comportamento. O psicólogo ajuda você modificar certos padrões de comportamento e pensamento que podem estar alimentando a ansiedade.
Há quatro áreas principais que precisam ser trabalhadas para tratar um quadro ansioso:
Diminuição do estresse através da modificação da rotinas: Muitas pessoas estabelecem rotinas que são disfuncionais e potencializam a ansiedade: dormem mal; se alimentam mal; bebem pouca água; não respiram direito; não fazem exercício; são desorganizadas; trabalham demais e têm pouco tempo para o lazer. Tudo isso contribui para o aumento do estresse. O psicólogo vai te ajudar a estabelecer uma rotina que traga mais estrutura para o seu dia a dia, aliviando a sensação de sobrecarga e proporcionando mais clareza.
Estratégias para lidar com crises ansiosas: Ainda que a rotina esteja equilibrada, é possível que a ansiedade apareça em algumas situações. A terapia ajuda você a desenvolver estratégias para lidar com esses momentos – o que fazer quando surge uma “crise” de ansiedade.
Desenvolvimento de repertório: Muitas vezes nossa ansiedade é derivada da falta de habilidades para lidar com situações da vida: podemos ter medo de nos expor e ficar vulneráveis quando não possuimos as habilidades necessárias para desempenhar uma determinada tarefa. A tendência é fugir dessas situações. Só que quanto mais fugimos, menos desenvolvemos as habilidades necessárias, e mais aquela situação nos amedronta. A terapia ajuda você a quebrar esse ciclo vicioso.
Modificação de pensamentos disfuncionais: Num nível mais profundo, é possível que haja padrões de pensamento disfuncional que contribuem para o quadro ansioso. Algumas pessoas tendem a catastrofizar os desafios da vida; podem passar uma por uma situação negativa e achar que isso vai acontecer sempre; podem ter uma tendência a sempre achar que o pior vai acontecer; podem, enfim, ter desenvolvido o mal hábito de ficar ruminando ou preocupando-se com uma situação, ao invés de implementar estratégias para resolvê-la. O psicólogo pode te ajudar a modificar a sua forma de pensar e lidar com esses desafios.
Conclusão
A ansiedade pode ser um grande desafio, mas não precisa ser algo com o qual você conviva para sempre. O trabalho de um psicólogo comportamental pode ajudar a romper esse ciclo, oferecendo ferramentas práticas para lidar com a ansiedade de forma eficaz.
Se você está sentindo que a ansiedade está te impedindo de viver plenamente, a terapia pode ser o primeiro passo para retomar o controle da sua vida e buscar mais equilíbrio.