Início » Psicoterapia

Sobre os atendimentos

Eu ofereço atendimentos na modalidade presencial, em meu consultório, e – em breve – também consultas por Skype.

Se você deseja marcar uma consulta ou tirar alguma dúvida, entre em contato comigo por E-mail ou pelo telefone (27) 9-9941-2280 (pode me ligar ou mandar mensagem pelo What’s app).

Se gostaria de saber um pouco mais sobre como são os atendimentos, confira esse pequeno guia que eu escrevi:

Como funciona a psicoterapia?

Antes de tudo, parabéns pelo interesse de investir em seu próprio crescimento!

Produzir mudança em nossas vidas nem sempre é algo fácil e muitas pessoas preferem conviver com suas limitações do que encarar o desafio de fazer as coisas diferentes!

Porém, se você está aqui, é sinal de que está considerando um caminho diferente para si. Mas, afinal, o que você pode esperar da psicoterapia?

Psicoterapia e seus benefícios

“O que exatamente é uma psicoterapia?”

A psicoterapia é um serviço de promoção de saúde, realizado por um psicólogo clínico. Ela tem por objetivo ajudar o cliente a superar os obstáculos emocionais, comportamentais ou cognitivos que podem estar impedindo que ele alcance uma vida satisfatória.

“Como funciona?”

As sessões são realizadas em meu consultório, semanalmente, e duram entre 50 minutos e 1 hora. Eventualmente, elas podem durar um pouco mais ou até mesmo terminar antes – vai depender do que acontecer naquela sessão específica.

Durante os nossos encontros, eu vou lhe perguntar um monte de coisas sobre o seu dia-a-dia, seus relacionamentos, seus hábitos e sua maneira de enxergar o mundo. Aos poucos, vamos nos conhecer melhor, e eu poderei identificar formas de te ajudar.

Seja qual for a dificuldade para a qual você deseja ajuda, aqui você pode ter certeza de encontrar um lugar onde será ouvida e acolhida, sem julgamentos!

“Que tipo de resultados eu posso esperar?”

Embora cada caso seja particular – e não seja possível oferecer garantia de resultados – em geral, os benefícios que você pode esperar do processo psicoterápico são:

  • Mais autoconhecimento e melhor entendimento sobre suas emoções e comportamentos;
  • Melhoria na autoestima e sensação de satisfação com a vida;
  • Mais facilidade em lidar com situações relacionais no dia a dia;
  • Resolução de conflitos e/ou dificuldades relativos a áreas específicas;

Duração e término do processo

“Quanto tempo leva o tratamento?”

É um bocado difícil precisar a duração do processo terapêutico ou a quantidade de tempo necessária para o aparecimento de resultados. Uma série de fatores contribuem para a maior ou menor duração do trabalho, incluindo:

  • A natureza da queixa apresentada por você;
  • Há quanto tempo você já convive com a sua queixa (se é recente, crônica ou de longa duração);
  • O quanto de apoio e suporte você terá do seu meio social (amigos, família, empregadores etc);
  • Sua dedicação e entrega ao processo;

“Como vou saber quando termina?”

O tratamento chega ao fim quando os objetivos que traçamos no início do processo forem alcançados ou se – por qualquer motivo – terapeuta e cliente perceberem que a relação não está caminhando de modo proveitoso para a solução do problema.

Você é livre para encerrar o processo a qualquer momento, caso decida que é hora de interrompê-lo, e em hipótese alguma será forçada a continuar contra sua vontade. Entretanto – sempre que possível – eu irei te encorajar a tomar esta decisão em colaboração comigo.